Um retrato de James Joyce


















No dia 13 de janeiro de 1941, 73 anos atrás, o mundo perdia um dos maiores autores de todos os tempos:

James Joyce. Confira abaixo uma linha do tempo – do nascimento à morte – e algumas curiosidade sobre o célebre escritor de Ulysses, Um retrato do artista quando jovem e Dublinenses.

Via revista BRAVO!  outubro de 1999

LINHA DO TEMPO:

 1882 

Nasce James Joyce (2 de fevereiro), filho de John Stanislaus Joyce e May Joyce, no endereço Brighton Square West, 41 (foto), no subúrbio dublinense de Rathgar.

1900

 Publica o primeiro ensaio, Ibsen’s New Drama, sobre o dramaturgo sueco, na Fortnightly Review (1º de Abril); escreve a primeira peça, A Brilliant Career.

1902 

Gradua-se no University College (foto), Dublin em línguas modernas; parte para Paris – aparentemente para estudar medicina -, cidade de onde sairia, com Nora, a mulher, três anos depois, rumo a Trieste.

1906

 Joyce, Nora e George, filho do casal, nascido um ano antes, mudam-se para Roma. Em março do ano seguinte, voltam a Trieste, onde o escritor pública Chamber Music e vê nascer sua outra filha, Lucia (26 de julho).

1914

 Retrato do Artista quando Jovem é publicado em folhetim (até 1915) em The Egoist; Joyce publica Dublinenses. Supõe-se que ele tenha terminado Giacomo Joyce nesse ano.

1922

 De volta a Paris, depois de um período em Zurique, tem Ulisses publicado pela Shakespeare and Company. 1928 Conhece o seu conterrâneo Samuel Beckett (foto), que se tornaria um dos seus grandes amigos e interlocutores literários.

1933

 Ulisses, censurado por pornografia nos Estados Unidos, é liberado. 1939 Finnegans Wake, sua obra mais ambiciosa, começada 16 anos antes, é publicada.

 1941 

Joyce morre em Zurique (13 de janeiro) para onde se mudara um ano antes. Hoje é considerado um dos escritores do século; sua efígie circula na moeda irlandesa.

 CURIOSIDADES:

- Embora Joyce tenha vivido fora de seu país natal pela maior parte da vida adulta, suas experiências irlandesas são essenciais para sua obra e fornecem-lhe toda a ambientação e muito da temática. Seu universo ficcional enraíza-se fortemente em Dublin e reflete sua vida familiar e eventos, amizades e inimizades dos tempos da escola e faculdade;

 - James Joyce sofreu bullying dos meninos mais velhos de sua escola (e até mesmo do padre);

 - Também participou dos primórdios do modernismo poético em língua inglês, sendo considerado por Ezra Pound um dos mais iminentes poetas do imagismo;

- No dia 16 de junho, bares e pubs ao redor do mundo comemoram o Bloomsday. A escolha da data é em homenagem ao personagem Leopold Blomm do livro Ulysses;

 - Começou a frequentar bordéis muito cedo e passou boa parte da vida dentro dessas casas.

Texto publicado originalmente por mim no blog do iba, no dia 13 de janeiro de 2014.


Compartilhe no Google Plus

About Ceroula Blog

Empreendedor na Hardskull Clothing; marketeiro por formação; metido a designer, videomaker e fotógrafo; louco por café e apaixonado por gatos. Conheça meu trabalho em www.mullernascimento.com