Qual é o seu maior arrependimento?



Se você soubesse que iria morrer amanhã, do que você se arrependeria de não ter feito? A enfermeira Bronnie Ware publicou em 2011 um livro sobre os cinco principais arrependimentos dos pacientes terminais. 

São eles:

- Eu queria ter vivido a vida que desejava, não aquela que os outros esperavam de mim.
- Eu queria não ter trabalhado tanto.
- Eu queria ter tido coragem de expressar os meus sentimentos.
- Eu queria ter estado mais perto dos meus amigos.
- Eu queria ter me feito mais feliz.

Em Antes de partir a cuidadora especializada em doentes terminais fala do que eles mais se arrependem na hora de morrer. Como se nota pela lista, os pacientes lamentam coisas que aparentemente são simples, mas que se mostram verdadeiros desafios para o homem.

Os relatos de dezessete pacientes mostram que cara a cara com a morte, eles teriam tido vidas diferentes. E se não as tiveram, foi por terem temido a morte a ponto de não terem gozado a vida. Sim, todos nos temos grande medo deste momento, e, conforme percebemos no decorrer do livro, o antídoto para tal medo e viver plenamente.

Em um vídeo do Hospital Albert Einstein inspirado no livro Antes de partir pessoas foram entrevistadas nas ruas e comentam seus arrependimentos mais comuns. 

Confira:


Texto publicado originalmente por mim no blog do iba, no dia 22 de janeiro de 2013.

Compartilhe no Google Plus

About Ceroula Blog

Empreendedor na Hardskull Clothing; marketeiro por formação; metido a designer, videomaker e fotógrafo; louco por café e apaixonado por gatos. Conheça meu trabalho em www.mullernascimento.com